Coches

NOTICIAS

Celgpar estuda expansão de infraestrutura de mobilidade elétrica em Goiás - Portal Movilidad: Noticias sobre vehículos eléctricos

Empresa de energia que tem o Governo de Goiás como acionista majoritário pretende subsidiar planejamento de políticas públicas de eletrificação do transporte.

celgpar estuda expansão de infraestrutura de mobilidade elétrica em goiás - portal movilidad: noticias sobre vehículos eléctricos

A Celgpar, empresa especializada em solução em energia que tem o Governo de Goiás como acionista majoritário, está investindo em estações de carregamento de carros elétricos para desenvolver um plano de eletromobilidade no estado.

Com aporte inicial de R$ 52,8 mil em contrato de um ano, a companhia vai veicular sua marca em unidades de carregamento em pontos estratégicos de Goiânia, de onde coletará informações sobre a demanda para servir de base em seus projetos futuros.

Segundo a companhia, este acordo marca o início dos estudos que subsidiarão o planejamento de políticas públicas para desenvolver esta área, com um plano de expansão que pretende contemplar locais de carregamento mais rápidos tanto nos centros urbanos como em trechos rodoviários estratégicos de Goiás

Os primeiros pontos com a marca Celgpar foram instalados no Costa Atacadão (Jardim Goiás e T-63), na City Soluções Urbanas da Praça T-23, no Setor Bueno, e no Alphamall, complexo comercial anexo ao residencial Alphaville Flamboyant.

“A Celgpar tem procurado diversificar sua linha de atuação no setor elétrico e uma das áreas é exatamente a busca de soluções de mobilidade elétrica, com tecnologia, inovação e redes e conexões que ampliem a infraestrutura para veículos elétricos, uma tendência mercadológica de grande interesse do Governo do Estado”, explica a empresa em nota.

O modelo de negócio foi escolhido por oferecer estações de carregamento veicular, softwares de gestão e gerenciamento de estações e suporte completo – do projeto à instalação, o que permite o compartilhamento de dados.

A ideia é criar um banco de dados que pode ser útil nas políticas públicas de futuro.

O estado tem hoje cerca de três mil veículos elétricos, dos 126 mil que circulam no país, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Recentemente, o governo de Goiás anunciou investimentos em uma frota de ônibus elétricos para atender o eixo Anhanguera, um corredor de transporte coletivo na capital.

Para garantir que a nova demanda por eletricidade seja atendida por fontes de baixo carbono, a Celgpar está construindo três usinas fotovoltaicas e estuda parcerias para recuperação energética a partir de resíduos sólidos.

TOP STORIES

Top List in the World