Coches

NOTICIAS

Governo cria núcleo de pesquisa para impulsionar eletromobilidadade e inovação - Portal Movilidad: Noticias sobre vehículos eléctricos

Grupo de pesquisas contará com auxílio de 30 residentes técnicos que a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital receberá da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre).

governo cria núcleo de pesquisa para impulsionar eletromobilidadade e inovação - portal movilidad: noticias sobre vehículos eléctricos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), criou um núcleo de pesquisa voltado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos sobre tecnologia e ciência. Uma das principais áreas de pesquisa é a que se refere a veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade).

O Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS), como é chamado o grupo, tem a finalidade de monitorar e analisar tendências e impactos da transformação digital no governo e nos diferentes setores da sociedade, além de promover iniciativas que possam contribuir para a aceleração e desenvolvimento de competências digitais.

O grupo de pesquisas receberá auxílio de 30 residentes técnicos da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre), com previsão de início das atividades em julho.

A residência técnica é uma política pública de Estado coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os programas contemplam diferentes áreas e envolvem atividades práticas em órgãos do governo e cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). A Restec Integre conta com a parceria da Sei e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição de ensino superior responsável pelo curso de especialização dos residentes.

Entre as principais áreas de pesquisa do OTGS, estão os setores de veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade) e gestão sustentável das frotas de transporte; digitalização de processos e serviços públicos; comunicação como meio de fortalecimento do ecossistema de inovação; e a utilização do sistema Building Information Modeling (BIM).

“O núcleo irá estabelecer mecanismos para integrar e divulgar estudos e desenvolvimentos na área de tecnologia, de forma digital, simplificada, intuitiva e de fácil acesso. Vamos fomentar a produção de pesquisas tecnológicas na área de transformação digital propondo ações e novos projetos, entre eles o da área de eletromobilidade”, explica o secretário Marcelo Rangel.

O incentivo à eletromobilidade tem sido tema de destaque no Governo do Paraná. Com objetivo de aumentar a venda e o uso de automóveis movidos à energia elétrica, o governador Carlos Massa Ratinho Junior manteve em 2023 a isenção do IPVA para veículos elétricos.

O Paraná também é o Estado com a maior eletrovia do Brasil, sob gestão da Copel: a BR-277 possui 730 km com 12 eletropostos, ligando o Porto de Paranaguá, no Litoral, até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, e a BR-376 liga o Paraná a Santa Catarina.

Já o BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Através de cursos organizados pela SEI, o Estado está capacitando servidores de diversas áreas para utilização da tecnologia. Através dela, é possível aprimorar a integração entre os setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção, aperfeiçoando a execução de diversos serviços, desde as licitações até a execução de projetos e obras.

TOP STORIES

Top List in the World